Tuesday, October 14, 2008

De volta...

Foram 40 dias de férias com muita agitação, almoços, jantares e encontros…

Desembarcamos em São Paulo no dia 21 de agosto e já no aeroporto começou a festa...

Nos três primeiros dias de Brasil fomos para Águas de Santa Bárbara para um encontro familiar - QEC - Quarto Encontro Cazzolato (www.cazzolato.com.br). Só neste evento, tivemos a oportunidade de rever aproximadamente 120 integrantes da família.

Na semana seguinte o Jorge trabalhou todos os dias na GM de São Caetano e eu aproveitei para resolver várias coisinhas de quem mora fora do país, como renovar carteira de motorista, fazer check-up médico etc. Mas tudo, apesar de tomar tempo, passou rápido.

Continuando a visitação aos parentes e amigos ainda fomos para Campinas, São José dos Campos e Curitiba onde tivemos o primeiro contato com nosso futuro afilhado - Tiago - que deve chegar nos próximos dias (está previsto para meados de outubro).

Também aproveitamos o insejo do casamento do meu irmão, Ricardo, para passarmos uma semana em Manaus. Lá visitamos o Palácio Rio Negro, Teatro Amazonas, Mercado Municipal, Zona Franca, Cachoeiras de Presidente Figueiredo, encontro das águas dos rios Negro e Solimões e o famoso hotel Ariaú Towers (aquele da copa das árvores -
www.ariautowers.com.br) onde para chegar são nada menos do que três horas de barco pelo rio Negro. Lá alimentamos e nadamos com os botos, pescamos e tomamos caldinho de piranhas, visitamos caboclos, fizemos focagem de jacaré à noite e caminhada guiada pela selva, além de ver muitos macaquinhos, araras e aves diversas livres na natureza.

Ficamos exatamente um mês no Brasil e mesmo assim não conseguimos estar com todos como gostaríamos; alguns não conseguimos nem ver. Sabemos, que de maneira geral, a atenção também foi algo bastante superficial. Então, reforçamos o convite para que venham nos visitar quando quiserem, para que possamos nos dedicar o tanto quanto gostaríamos a cada um de nossos amigos e familiares que são tão importantes na vida da gente.

Na volta pra casa - África do Sul - paramos em Dubai por três dias onde pudemos matar nossa curiosidade sobre tudo o que se fala sobre esta região e descansar um pouquinho.

Primeiro dia: Estávamos tão cansados que perdemos a hora e acordamos depois do meio-dia, ou seja, perdemos o café da manhã e ainda tivemos que ir ao mercado para fazer um lanchinho no quarto, em respeito ao Ramadan. Ainda assim, pela tarde conseguimos fazer um safari no deserto, que é basicamente um passeio num 4x4 pelas dunas, que deixa muito a desejar pra quem já fez um passeio de bug pelas dunas do Nordeste... O mais legal deste passeio é que no final da tarde paramos para jantar num restaurante típico que fica no meio das dunas... Um lugar bem místico e com uma energia bem alto astral... Lá, além de jantarmos, andamos de camelo, fiz tatuagem de henna, vestimos os trajes típicos dos árabes (burca para as mulheres e túnica para os homens) e fumamos shisha (narguilé).

Segundo dia: City Tour onde passamos pela famosa palmeira (Palm Jumeirah), pelo famoso hotel 7 estrelas (Burj Al Arabe), parque aquático (Wild Wadi Water Park), muitos palácios e a praia Jumeirah, que fica no mar do Golf.
A praia nos surpreendeu com sua cor tão especial, uma mistura de azul com verde, águas tranqüilas de temperatura agradabilíssima e areia bem fininha e clara, como as nossas aí no Brasil.
Ficamos surpresos com a quantidade de palácios que vimos em Dubai e o guia nos explicou que em Dubai os palácios não estão relacionado à nobreza e sim à riqueza. Sendo assim, qualquer pessoa que tenha grana pode construir o seu próprio.
À noite nos encontramos com a Carla, uma brasileira que conhecemos aqui na África do Sul e que hoje trabalha na GM de Dubai. Foi muito bom revê-la, conversar e matar um pouquinho da saudade. Ela nos levou no Madinat Souk, que tem uma arquitetura interna toda medieval e jantamos num restaurante super legal. Foi uma noite bem agradável regada a muita cerveja com gelo, pois no calor daquele lugar, onde a noite faz 32ºC, não tem cerveja que fique gelada (e viva a Di!).

Terceiro dia: Walk Tour auto guiado, onde tivemos a oportunidade de usar transporte público e andar muito... Neste dia visitamos o Gold Souk, museu de Dubai, o Creek (um braço de mar que adentra por Dubai, claro que criado pelo homem). Chegamos a pegar até 44ºC e o detalhe é que pegamos os dias do Ramadan - neste período é proibido por lei comer e beber em público durante a luz do dia. Claro que demos um jeitinho brasileiro para resolver essa situação, improvisando literalmente um reservado (banheiro público) para matar nossa sede. O engraçado é que nos banheiros só se via garrafinhas de água, suco, refri vazias, ou seja, não fomos os únicos a ter essa idéia.
Para fecharmos as férias num estilo mais aconchegante, jantamos a luz de velas num barco pelo Creek onde pudemos observar como a cidade fica linda iluminada durante a noite.

Nesses poucos dias constatamos que Dubai é um lugar que desafia as leis da física/engenharia e a natureza, todo está construído sobre o deserto com arranha-céus, ilhas e rios artificiais. Uma cidade em constante mutação que mais parece um enorme canteiro de obras, com construções de metrô, rodovias/ruas, canais de mar, ilhas e prédios; que por fim deixa o céu amarelado, gerado pela poeira das construções, pelo fato do deserto estar ao redor da cidade e também pela poluição, manchando um pouco a bela visão da mega-cidade moderna.


Estivemos lá como turistas e não devemos retornar, pois nosso turismo é mais natural e menos cidade, mas acreditamos que deva ser uma excelente cidade para se viver, onde existe toda uma infra-estrutura montada (ou ainda sendo), além de não haver violência. E como tem essencialmente uma população de imigrantes, existe tudo do mundo todo por lá.

O que sabemos é que não queremos estar por lá quando a natureza resolver cobrar o que estão fazendo com ela, afinal de contas, aquilo tudo não passa de uma cidade construída no meio do deserto, detalhe, ao nível do mar...

k

QEC - Família Cinza - Angelina, Seu Zé, Ana, Renato, George, Jorge e Katia
k

QEC - Todas as 7 famílias - Estamos ai no meio, conseguiram nos encontrar?
k

Manaus - Palácio Rio Negro
k

Manaus - Da esquerda para a direita e de cima para baixo: 1 - Teatro Amazonas; 2 - Igreja vista do Teatro; 3 - Jardim do Teatro; 4 - Palácio da Justiça
k

Manaus - Mercado Municipal em reforma
k

Manaus - Fotos pelo centro da cidade. Muitas construções antigas, fiações e cores vivas...
k

Manaus - A caminho de hotel Ariaú - 3 horas de barco para chegar...
k

Manaus - Chegando no hotel Ariaú
k

Manaus - Recepção calorosa no hotel Ariaú
k

Manaus - Chegando para alimentar e nadar com os Botos
k

Manaus - Alimentando os Botos. Detalhe... No mesmo rio onde mais tarde pescamos piranhas e vimos jacarés
k

Manaus - Visitando comunidade de caboclos (nativos que não são índios)
k

Manaus - Caboclo de 65 anos fazendo demonstração de como se faz a farinha de mandioca
k

Manaus - A mais nova cabocla desta comunidade e um caboclo segurando uma gatinha siamesa
k

Manaus - Pescando piranha, ou melhor, tentando... Na outra mão repelente para dar conta dos mosquitos, ou como dizem por lá, carapanan
k

Manaus - Bem foto de revista de pesca, pois não pegamos piranha nenhuma - rsrsrs
k

Manaus - A noite, caldinho de piranha, preparada com as piranhas que o pessoal do nosso barco pescou
k

Manaus - Focagem noturna de jacarés
k

Manaus - Caminhada pela floresta. Seqüência de fotos que mostra de onde vem o "bigato" e pra onde ele vai - rsrsrs. Comemos e tem gosto de coco... Mas confesso que prefiro a fruta...
k

Manaus - Hotel Ariaú - Macaquinhos por todo lugar
k

Manaus - Hotel Ariaú - Papagaio, arara azul e macaquinhos de várias raças
k

Manaus - Presidente Figueiredo - Peixe, cerveja e muita conversa...
Ilana, tia Silvia, Carlos, Jó, Pérsio, Ká, Mami (Ri, tirando a foto)
k

Manaus - Cachoeira em Presidente Figueiredo
k
Manaus - No pier, indo para o flutuante e voltando
k

Manaus - No flutuante
k

Manaus - No barco indo para o encontro das águas
Carlos, Pérsio, Dani, tia Silvia, Renatinha, Ká, Mami, Ri, Ilana (Jó, tirado a foto)
k

Manaus - Encontro das águas - Rio Negro com Rio Solimões
k

Manaus - Vitórias Régias e muitos jacarés
k

Manaus - Artesanato local
k

Manaus - Salão de Festa Toscana - Casamento Ri e Ilana - Just Married !
k

Manaus - Noivos com os padrinhos paulistas e papi... E viva a noiva!!!
k

Manaus - Noivos com as madrinhas paulistas... E viva a noivo!!!
k

Manaus - Um brinde aos noivos!!!
Mesa dos paulistas cachaceiros - Nê, Ká, Jó, Papi, Pé, Dan, Mami, Luzis, tia Silvia, Ilana e Ri
k

Curitiba - Nosso primeiro contato com nosso futuro afilhado que está para chegar - Tiago!
k

Dubai - Safari no deserto
k
k
Dubai - Jó andando de camelo
k

Dubai - Ká & Camelo
k

Dubai - Jantar em restaurante típico no meio das dunas
k

Dubai - Apresentação de dança típica durante o jantar
Não teve apresentação de dança do ventre em respeito ao Ramandan
k

Dubai - Tatuagem de henna - Ficou linda!!!
k

Dubai - Fumando shisha (narguilé) - Delícia!!!
k

Dubai - Foto com traje árabe
k

Dubai - Cena pública ainda proibida pelos árabes - Estávamos escondidinhos - rsrsrs
k

Dubai - Praia Jumeirah - Reparem como a cor do mar se perde com a cor do céu...
k

Dubai - Entrada do Hotel 7 estrelas Burj Al Arabe
k

Dubai - Na frente do parque aquático Wild Waid Water Park com vista parcial do hotel Burj Al Arabe
k

Madinat Souk com vista parcial do hotel Burj Al Arabe
k

Dubai - Foto tirada da Palm Jumeirah, a famosa Palmeira que pode ser vista do céu e que ainda está em construção - Hotel Burj Al Arabe ao fundo
k

Dubai - Gigante canteiro de obras com muitos prédios
Ao fundo, o maior prédio do mundo, ainda em construção - Burj Dubai
k

Dubai - Hotel / Shopping construído em forma de pirâmide
k

Dubai - Prédio em formato de barco - Incrível perfeição!!!
k

Dubai - Madinat Souk e jantar com Carla
k

Dubai - Gold Souk
"Mercado do Ouro"
k

Dubai - Curtindo o visual do Creek
k

Dubai - Pelas margens do Creek
k

Dubai - Nos arredores do Creek
Outra construção em formato de barco, bem mais humilde, mas não menos bela
k

Dubai - Heritage & Diving Village
Uma paradinha para descansar
k

Dubai - Museu de Dubai
Do lado esquerdo da foto está o prédio Dubai World Trade Centre, onde fica o escritório da GM
k

Dubai - Jantar no Creek com vista da cidade iluminada

10 comments:

Unknown said...

Ai ai...vocês tão com a vida que muitos pediram a Deus...hahahaha.
É isso aí...aproveitem mesmo!!! Vocês merecem!!!
Bjs

Unknown said...

Adorei ver as fotos e a descrição super resumida mas com bastante conteúdo do texto..
Coloca mais no orkut pra gente ver mais.. as que estão aqui ficaram lindas...
O Jorge tava com a maior cara de feliz ao lado da nativa que recepcionou no hotel em Manaus..rs
Bj grande,
Se

Anonymous said...

Belas fotos, deu pra ver que o passeio pelo Brasil foi nota 10!

Anonymous said...

Que delícia de férias! Amei as fotos de Manaus! Agora... comer bigato... vocês são meus heróis!
Bjs!

Anonymous said...

Oi Jorge, tudo bem?!
Encontrei o link para o seu blog atraves do Blog Coreano (Renato&Selma).
Lembro que da ultima vez que trocamos noticias voce estava na GM na Africa do Sul, nao era?
Por aqui em Melbourne tudo na paz, curtindo o mais novo integrante da familia Paulini, veja as fotos no meu blog... http://blogaustraliano.wordpress.com/
Vamos mantendo contato.
Grnade abraco!
Helder

Nadja Kari said...

NOSSA!!! Acabei de achar seu blog e AMEI!!! Nossa, eu também super amo viajar! E adorei então todos os relatos e fotos da sua viagem !!! Espero que tudo esteja bem com vocês!!!

Beijos!

Anonymous said...

AMEI AMEI AMEI....
Beijo da Bruna

Daniela said...

Nossa que demais esse encontro da família!
E achei belíssimas as fotos.
Muito legal!
Se eu soubesse que vcs viriam p/ São José teria marcado p/ vê-los. Mas da próxima vez que vierem venham na minha casa? Se quiserem dormir por aqui irei adorar.
Beijos
Dany

Anonymous said...

Sua última frase descreve perfeitamente a mesma impressão que tenho sobre Dubai. Um desafio às leis da Natureza, ainda que deslumbrante. E os projetos que têm até 2012 são quase que inacreditáveis. Mas que é bonito de se ver, é... Adorei as fotos (de toda suas férias, aliás!).

Bjs

vander thunder said...

Katia e Jorge,
De vez em quando ler seus relatos é um ótimo passatempo. Especialmente eu que gosto de viajar tambem. Um grande abraço e vamos mantendo contato.
Vanderluz (aka Ribeirão)