Sunday, May 18, 2008

Kruger e arredores...

Para comemorar o nosso um ano de África do Sul, tiramos uma semaninha de folga das nossas atividades para fazermos o que mais gostamos, VIAJAR!!!!

Dessa vez fomos para o Norte da África do Sul com destino ao Kruger Park (http://www.krugerpark.co.za/) - o maior parque nacional com animais selvagens neste país que fica a aproximadamente 1500km da nossa casa.

Antes do nosso destino final acampamos por uma noite em Rustenburg para no dia seguinte visitarmos Sun City (http://www.sun-city-south-africa.com/), o único hotel 6 estrelas do mundo. É claro que visitantes sem ser hóspede tem acesso restrito as dependências do hotel, mas o que vimos já foi o suficiente para acharmos tudo um exagero e fora do nosso estilo de viagem. Pode se comparar tudo aquilo a um mega cassino...

Ainda antes de chegarmos ao Kruger acampamos por duas outras noites em Hoedspruit para explorarmos o Blyde River Canyon e conhecermos um Centro de Reabilitação de Animais Selvagens em Moholoholo (http://moholoholo.co.za/index.asp?pgid=16). Foi a primeira vez que vi porco espinho ao vivo e a cores e a primeira vez que passei a mão num Warthog, que fofos!!! O Jó também teve uma experiência muito legal, alimentou um abutre que se recupera de um envenenamento.

Aproveitamos esta parada para também fazer um super passeio de balão sobre uma reserva privada com muitos animais. Foi sensacional, mesmo tendo que acordar as 4 da manhã e sair de estômago vazio. Durante o passeio pudemos apreciar o nascer do sol e avistar zebras, girafas, muitos antílopes, duas cheetas e muita beleza natural. No final do passeio nos serviram castanhas com vinho espumante para brindarmos o vôo. Chique não? Mas confesso que eu preferia um chocolate quente com umas bolachinhas, afinal de contas era apenas 8 horas da manhã - rsrsrs. Mas para compensar o desjejum, estava incluso no pacote um café da manhã super reforçado nas dependências do Lodge* Otters Den (http://www.ottersden.co.za/) que organiza estes passeios de balão. Além do local ser super aconchegante também pudemos apreciar 3 hipopótamos de pertinho livres na natureza no rio que passa dentro deste lodge. Foi a coisa mais linda e mais emocionate!!!

*Lodge é um tipo de acomodação. Esta nomenclatura, bem como Guest House, B&B (Bed and Breakfast) e Self Catering (acomodação com cozinha comunitária) é muito comum aqui na África do Sul.

Depois de tudo isso, chegamos no nosso destino final... KRUGER PARK. Eu como amante da natureza só tenho uma coisa a dizer - MARAVILHOSO!!! O fato do parque ser enorme não nos permitiu percorre-lo por toda sua extensão, mas ele que me aguarde, pois eu volto. A vegetação é muito diferente do que estamos acostumados a ver aqui em PE e tudo estava muito seco, inclusive os rios. Fiquei imaginando como deve ser difícil esta época de seca para os animais. Dos Big 5 (denominação utilizada quando se referem aos 5 mamíferos mais perigosos para se caçar aqui na África do Sul - Leão, Rinoceronte, Leopardo, Elefante e Búfalo) só não vimos o leopardo, mas dizem que ele é o estrelinha mesmo e que é muito difícil vê-lo, afinal de contas ele é presa para os leões, hienas, cães selvagem e crocodilos. Também vimos muitas girafas, zebras, babuínos e antílopes, alguns crocodilos, avestruzes e hipopótamos e uma variedade incrível de aves.

Acampamos por duas noites dentro do Kruger e inclusive fizemos um safari noturno, mas o mais emocionante foi escutar de dentro da área de camping os leões rugindo durante a noite e o som das presas fugindo e "chorando", afinal de contas o que nos separa destes animais são apenas cercas elétricas. Dá até um aperto no coração saber que algum animal está agonizando, mas é a lei da sobrevivência na selva. Como prova disso, numa das manhãs bem cedinho observamos uma zebra recém escapada de ser uma refeição. O ferimento estava bem profundo e ainda se percebia o sangue fresco...

O caminho de volta pra casa foi longo, mas Graças a Deus não houve nenhum contratempo e nenhum antílope ou bovino cruzaram nosso caminho (o que é muito comum nas estradas por aqui). Saímos do Kruger as 10:30 da manhã e chegamos sãos e salvos em casa as 3:30 da manhã. Foram 17 horas dirigindo com paradinhas muito rápidas para abaster o carro e usar o banheiro.

Mais uma vez agradecemos aos santos Tiago, Francisco Xavier e Francisco de Assis por terem nos acompanhado e nos protegido nestas aventuras.

Carro carregado e alguma das áreas onde acampamos
k
Sun City

Região do Blyde River Canyon
k
Moholoholo Wildlife Rehabilitation Centre

Passeio de Balão


Café da Manhã no Lodge Otters Den
Reparem nos hipopótamos!


Kruger National Park
No lugar da água haviam apenas búfalos

Paisagens que ficarão pra sempre na nossa memória
Fotos tiradas de dentro do carro


3 comments:

Anonymous said...

que coisa mais linda!
viagem sempre! nem preciso dizer...
logo, logo nos vemos.
morro de saudades.
Bruna.

Anonymous said...

Tuco e Kuka,

Que maravilha de viagem, Deus os abencoe e acompanhe voces nestas mirabolantes aventuras. Estamos morendo de saudades
Ta

Anonymous said...

Simplesmente, nota 10!!! Bjs a todos, com saudades.